m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
António de Lima Fragoso

"Um génio feito saudade"

Foi com este pensamento, verdadeiramente inspirado que o escritor Leonardo Pessoa Lopes definiu a figura ímpar, de projecção mundial, que foi o compositor António de Lima Fragoso, o pocaricense mais ilustre de todos os tempos.

Cedo se revelou a sua extraordinária vocação. Aos 8 anos, começou a ter as primeiras primeiras lições de piano, aos 16 anos publicou e deu a primeira audição da sua primeira composição "Toadas da minha aldeia", a que a crítica musical deu os maiores aplausos. Aos 17 anos, entrou no Conservatório Nacional de Música, em Lisboa. Em 3 de Julho de 1918, concluiu o curso de piano com a classificação máxima.

Em 13 de Outubro do mesmo ano faleceu, na Pocariça, vitimado pela gripe pneumónica.

Deixou mais de cem composições musicais, de reconhecido valor, já nesse tempo apreciadas nos centros musicais da Europa.

Entre outras obras destacam-se os seus "Prelúdios para piano", "Danças Portuguesas", "Lieder" para canto, as suas peças de câmara, e como peça culminante da sua obra instrumental o belo "Nocturno" para orquestra.

António de Lima Fragoso desconhecia regras, renegava disciplinas de escola, surgiu como um fruto revolucionário de uma arrebatada predestinação, como um caso de intuição sem igual na história da música portuguesa.

Ainda em vida, mas sobretudo depois, foi alvo de numerosas homenagens em Portugal e no estrangeiro.Um célebre crítico de arte musical veio a Portugal, afim de conhecer melhor a sua vida e obra, afirmando que este era mais conhecido na América que em Portugal.


António Lima Fragoso (1897-1918)
Fonte: http://c.geneal.over-blog.com/article-27105792.html

António Lima Fragoso nasceu na Pocariça (Cantanhede) a 17 de Junho de 1897 e faleceu na mesma localidade a 13 de Outubro de 1918, vítima da gripe pneumónica que nesse ano assolou toda a Europa.

Começou os estudos musicais aos seis anos de idade com um tio que o iniciou na aprendizagem do piano.

Fez o curso segundario no Porto e em Outubro de 1912 matriculou-se no primeiro ano do Curso Superior de Comércio do Instituto Industrial e Comercial dessa cidade. Em Julho de 1913 fez os respectivos actos, obtendo distinções em alguns.

Matriculado no 2° ano desse curso, resolveu interrompê-lo em Março de 1914, seguindo logo para Lisboa a fim de se dedicar mais intensivamente ao estudo da musica.

Nesse ano, após ter vencido alguma resistência dos pais, matriculou-se no Conservatório Nacional de Música de Lisboa onde, em 1918, concluiu o Curso Superior de Piano com a mais alta classificação (20 valores).

Morreu aos 21 anos, pouco mais de três meses depois da conclusão dos seus estudos oficiais.

Foi um compositor precoce, considerado pelos críticos da época como um dos mais poderosos talentos da sua geração. Deixou obras para piano, canto e piano e conjuntos de câmara.




"Nocturno para orchestra" de António Lima Fragoso, interpretado pelo Simón Bolívar Symphony Orchestra, condutor : Jesús Ignacio Pérez Perazzo:


António de Lima Fragoso - Coro dos Peregrinos

António Fragoso - Petite Suite


Prelúdio da Petite Suite - Miguel Henriques piano
Uma excelente interpretação num vídeo de magnífica qualidade. A não perder em:
http://www.newbox.tv/tv/?t=11


ou em http://www.youtube.com/watch?v=WtS3psECdFc


Público 06-04-2002


http://zishan.com/video/ZFztJa30FHo/Ant%C3%B3nio-FRAGOSO-Prel%C3%BAdio-IV.html

PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark