m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
  Visitantes
Maria Amélia de Magalhães Carneiro
Filha de José Bernardo Dias Carneiro e de Júlia Caldas Moreira de Magalhães Carneiro, nasceu a 2 de Março de 1883, na freguesia de Cedofeita, Porto, cedo se viu privada de sua mãe.

Revelou especiais capacidades para o desenho e para a pintura, como o provam os primeiros trabalhos. A sua formação artística, com grande influência da então inovadora estética naturalista, teve início na Academia Portuense de Belas Artes, continuando posteriormente no Atelier-Curso de Mestre Júlio Costa.
Solteira, dedicou-se com total entrega à pintura.

Na sequência da morte de seu pai, em 1913 fixou residência na Pocariça. Durante quase três décadas em que permaneceu na Pocariça, Maria Amélia dedicou-se à criação artística, mas também ao ensino do desenho e da pintura, e até da língua francesa, a dezenas de jovens dos concelhos de Cantanhede e de Coimbra. Foi marcante nessa época o seu contributo para a sensibilização cultural e a educação artística das camadas mais jovens da população.

Em 1921, a artista pintou e ofereceu à paróquia da Pocariça o painel do altar-mor da Igreja Matriz, o qual perpetua a memória da sua dedicação a esta freguesia, sendo também da sua autoria o painel de azulejos colocado em fachada de uma casa sita no Largo de S. Tomé.

Faleceu no Porto a 19 de Fevereiro de 1970, com oitenta e seis anos de idade.

PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark