m.pocaricaonline.com (versão mobile)
Facebook Twitter RSS
Bem-vindo
  Skip Navigation Links  
   
  Serviços
  Frase do dia
PocaricaOnline.com
  Links Regionais
 
  Visitantes
Associação Antonio Fragoso (AFF)
A Associação António Fragoso (AFF) foi criada em 28 de janeiro de 2009, por iniciativa de sobrinhos diretos e sobrinhos-netos de António Fragoso. Esta entidade cultural tem como objetivos promover «o estudo e divulgação da sua vida e obra, a organização, catalogação, digitalização e arquivo de todo o seu espólio, quer o atualmente conhecido e na posse da família, quer o que venha no futuro a ser descoberto».

Desde a sua fundação até ao momento, a AAF tem concretizado esforços, no sentido de dar a conhecer a obra do compositor pocaricense, quer através da edição do DVD "António Fragoso uma Antologia" que continha duas peças de piano, duas canções, duas composições de música de câmara e uma para orquestra, dando assim uma ideia dos vários tipos de música que António Fragoso compôs , da revisão técnica das suas composições, bem como da realização de concertos com música fragosiana.

A este respeito, é de assinalar as atividades várias que a Associação desenvolveu em tão pouco tempo, com particular destaque para a promoção de recitais e concertos em vários locais do país, bem como a edição e comercialização de publicações e material audiovisual, nomeadamente CDs, DVDs, filmes e documentários que dêem a conhecer o universo artístico de António Fragoso.

Das iniciativas da Associação António Fragoso, constam a reedição do livro António Fragoso. Um Génio Feito Saudade, da autoria de Leonardo Jorge, bem como a realização do Colóquio Internacional sobre "António Fragoso e o Seu Tempo", que decorreu no Auditório da Culturgest, em Novembro de 2008. O resultado do Colóquio foi depois publicado num livro, com o mesmo nome, que se constitui como uma verdadeira redescoberta de António Fragoso.

Em 2011, por decisão da Assembleia Geral de Sócios, foi criado um Departamento de Ensino, sendo que, nesse âmbito, foi criada inicialmente a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, onde os alunos sobretudo estrangeiros podem aperfeiçoar a sua técnica e modo de tocar o piano.

Já em 2013, iniciou as suas atividades pedagógicas a Academia de Música António Fragoso, que tem duas secções: numa primeira, ensina-se órgão e cravo e cultura musical, em Coimbra; e, numa segunda secção, em Cantanhede, ensina-se os nove naipes de sopros, piano, cordas dedilhadas e música coral.

Em parceria ou através de produção própria, a AAF deu, nos últimos dois anos e meio, 93 concertos, um pouco por todo o país e com reconhecido grande sucesso. Importa, ainda, referir que a Associação António Fragoso, juntamente com a sua Academia Internacional de Música de Coimbra, organizou já duas edições do Ciclo Internacional de Piano, sendo que a última delas, em dezembro de 2013, foi dedicada a Wagner e Verdi.

Para breve, está previsto o lançamento da biografia revista de António Fragoso, bem como a publicação de dois livros inéditos: "Correspondência" e "Cartas a Maria".

Por Despacho de Sua Excelência O Secretário de Estado da Cultura, datado de 21 de janeiro de 2013, a Associação António Fragoso foi classificada como Instituição de Interesse Cultural, classificação essa que muito nos honra e que, a par disso, nos dá mais responsabilidades na Dinamização Cultural do nosso País.

website: http://associacaoantoniofragoso.blogspot.pt/

PocaricaOnline.com
Contacte-nos
PocaricaOnline(at)gmail.com
2002 - 2009
Todos os direitos reservados.
Powered by gCMS

Level A conformance icon, 
          W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Valid CSS!

Mapa do Site
Contactos
Divulgação e Publicidade
Política de Privacidade

Twitter



Share/Save/Bookmark